Início » Música » Memória do Som: The Lurkers, ao vivo em Caçapava

Memória do Som: The Lurkers, ao vivo em Caçapava

Um dos marcos da minha vida como expectador de shows de punk rock foi quando descobri a lendária Posso! Skate Bar, em Caçapava (SP). O lugar funcionou de meados dos anos 1990 até começo dos anos 2000. Ficava a alguns metros da linha férrea que corta a cidade, bem em frente ao quartel do Exército.

A Posso! Skate Bar foi um dos locais de shows independentes mais celebrados de toda a região do Vale do Paraíba, e que mais bandas teve em seu acanhado palco. Sem dúvidas, esse pequeno bar que se tornou o reduto do punk/hardcore do Vale do Paraíba merece que sejam escritos livros a seu respeito, filmados documentários, e todo tipo de homenagem.

Era 2002, eu apenas um moleque adolescente que estava descobrindo uma infinidade de bandas legais. Fiquei sabendo à época que uma tal banda inglesa de punk rock estava em turnê pelo Brasil. The Lurkers era o nome dos velhotes que, por acaso, tinham show marcado para Caçapava, na tal Posso!.

Lurkers 2002

Não tive dúvidas, peguei um buzão em Taubaté, no domingo, logo após o almoço, e parti rumo à vizinha cidade. Usando uma velha camisa branca do Ramones, que de tanto eu usar já se deteriorou, estava lá na rodoviária de Taubaté, pronto para ir pela primeira vez naquele reduto punk que receberia um show de uma banda que faz parte da história do punk inglês.

Sobre o evento propriamente dito: aconteceu em 24/11/2002, um domingão à tarde, como era tradição na Posso!. A primeira banda a tocar foi a Jerks, de São José dos Campos. Depois, veio os paulistanos do Holly Tree, banda que nem existe mais, mas que naqueles tempos fez certo sucesso entre o público do punk rock. O show deles contou com a participação especial do guitarrista Jão, do Ratos de Porão, que tocou alguns clássicos de punk inglês da safra de 77. Muito foda, está fresco na minha memória até hoje.

Holly Tree, extinta banda paulista que abriu o show do Lurkers em Caçapava (SP), em novembro de 2002

Holly Tree, extinta banda paulista que abriu o show do Lurkers em Caçapava (SP), em novembro de 2002 (Foto: Arquivo Welington Dias/Gramophone)

A terceira banda de abertura foi a já veterana e bem conhecida no circuito underground Autoramas, do Rio de Janeiro, fazendo um som fortemente influenciado por surfmusic e coisas do tipo. Eles estão por aí até hoje, e reconhecidamente são um dos ícones do som independente no Brasil.

Eis que já a noite, sobem ao palco os ingleses do The Lurkers. Não era a primeira vez deles no Brasil. Em 2001 eles já haviam feito uma turnê por aqui, e gravado até um disco ao vivo “On Heat – Live in Brazil 2001” (lançado pelo selo Ataque Frontal). Eu havia conhecido a banda pelo extinto programa Musikaos, da TV Cultura, apresentado por Gastão Moreira. Portanto, já sabia que os caras eram bons.

Arturo Bassick, baixista e vocalista é uma figura incrível. Pançudo, sotaque londrino carregadíssimo, e muita simpatia. Ele, o guitarrista Rabid Kemp, e um baterista careca que já não era o mesmo da formação do disco ao vivo subiram ao acanhado palco da Posso! e detonaram um setlist recheado de ótimas canções, a maioria figurava no tal CD ao vivo, que eu viria a comprar nesse dia e escutar uma infinidade de vezes – soma-se a essa lista este momento em que escrevo este texto.

The Lurkers, tocando na Posso! Skate Bar, em Caçapava, em 24 de novembro de 2002 (Foto: Arquivo Welington Dias/Gramophone)

The Lurkers, tocando na Posso! Skate Bar, em Caçapava, em 24 de novembro de 2002 (Foto: Arquivo Welington Dias/Gramophone)

Aquele clima intimista, um show pequeno, de uma banda gringa, num boteco minúsculo como era a Posso!, tudo aquilo impressionou demais um moleque de 17 anos como eu. Era o punk rock ganhando de vez espaço na minha cabeça, e definitivamente aquele show do Lurkers era a melhor coisa que eu já havia assistido ao vivo. Voltar para casa todo suado, com o CD dos caras em mãos, e feliz por ter curtido um domingão punk foi uma sensação sem igual.

Tive a chance de vê-los ao vivo novamente, em 2003, de novo na Posso! Skate Bar, em Caçapava, quando inclusive tive a experiência mais louca ainda, que foi a de entrevistar Arturo antes do show. Mas essa história fica para outra coluna.

Se você estava lá, tem fotos ou causos envolvendo esse show, deixe seu comentário.

Se não conhece o The Lurkers, assista no vídeo abaixo a apresentação deles no Musikaos, da TV Cultura, em 2001. Eles tocam “Wolverine”, “GO Ahead Punk” e “Gotta Go”. Só clássicos.


1 Comentário

  1. Welington Dias disse:

    Valeu pelos creditos!!! Gramophone batia cartão nos eventos POSSO! e este foi um deles! preciso digitalizar os videos da epoca para montar um arquivo disso tudo! 😀 ABRAÇOS! Welington Dias

Deixe um comentário