Início » Cinema » Qual será o retrato de “Getúlio”?

Qual será o retrato de “Getúlio”?

No livro “A Imprensa X Lula – Golpe ou Sangramento”, de Antônio Barbosa Filho, há um depoimento do jornalista Paulo Henrique Amorim, atualmente âncora da TV Record. Na fala, ele cita o que ficou conhecido como PIG (Partido da Imprensa Golpista), uma seleta fatia da grande mídia brasileira que, à serviço dos poderosos, atua de forma a desestabilizar os governos eleitos pelo povo brasileiro, desgastando deus representantes e, consequentemente, derrubando-os.

Paulo Henrique Amorim cita que o primeiro a sofrer com o PIG foi Getúlio Vargas, um dos principais nomes da política do Brasil, admirado por muitos, odiado por tantos outros, ditador e pai dos pobres, uma figura única.

Lembrei-me desta passagem pelo fato de que para marcar os 60 anos da fatídica manhã de 24 de agosto de 1954, quando o presidente foi encontrado morto em seu quarto com um tiro no peito, após suicidar-se, será lançado no próximo 1º de maio o filme “Getúlio”.

Tony Ramos interpretando Getúlio Vargas, em filme que chega aos cinemas em 1º de maio de 2014

Tony Ramos interpretando Getúlio Vargas, em filme que chega aos cinemas em 1º de maio de 2014

Apesar de ser mais um daqueles filmes recheados por atores da Globo – o papel de Vargas ficou a cargo do competente Tony Ramos, esta produção uma passagem da história de Getúlio à frente da presidência Brasil muito importante.

O thriller político retrata os momentos finais da crise que levou a sua morte, nos 19 dias que antecedem o 24 de agosto de 1954. Do primeiro tiro, o atentado contra Carlos Lacerda na Rua Tonelero, na madrugada de 5 de agosto; ao segundo, o tiro no peito que matou o presidente na manhã do dia 24.

“Getúlio” é dirigido por João Jardim, e além de Tony Ramos no papel de Getúlio Vargas, o filme conta com nomes como Alexandre Borges, no papel de Carlos Lacerda, e Drica Moraes, como Alzira Vargas, filha de Getúlio. O filme estreará em 1º de Maio, Dia do Trabalho, data de enorme peso e ligação com a figura de Getúlio, primeiro presidente a implementar profundas reformas na área trabalhista.

VEJA O TRAILER

Espero com curiosidade para ver o filme, pois quero saber se o retrato de Getúlio que será pintado na tela grande será “romantizado”, tratando-o como um herói das massas que foi vítima de uma conspiração; ou de um ditador que cavou sua própria sepultura. Penso que nem uma coisa nem outra, ou melhor, um pouco das duas. Fato é que Getúlio Vargas sempre será um personagem mítico que rende muita pesquisa e sempre haverá um fato novo a ser investigado e retratado. Que este filme, que parece ser de boa produção, ajude a contar às novas gerações a história do primeiro presidente popular a ser “fritado até a morte” por seus opositores.


Deixe um comentário